Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Coca-Cola prepara quiosques de purificação de água para regiões em desenvolvimento

Mäyjo, 20.10.13

Coca-Cola prepara quiosques de purificação de água para regiões em desenvolvimento

 

Uma cooperação entre várias empresas e ONGs, liderada pela Coca-Cola, está a desenvolver 2.000 quiosques de purificação de água para as comunidades rurais de 20 países, até finais de 2015. Os quiosques não precisam de estar ligados à rede e irão levar água potável a pelo menos 6.000 pessoas por dia.

A estratégia pretende levar 500 milhões de litros de água potável para estes locais, possibilitando, paralelamente, novas oportunidades empresariais para cerca de cinco milhões de mulheres que vivem nestas regiões afastadas de centros urbanos e, maioritariamente, em países em desenvolvimento.

Os quiosques estão a ser desenvolvidos em parceria com a DEKA R&D, uma organização liderada pelo inventor da Segway, Dean Kamen, e utilizam duas técnicas diferentes de purificação de água. A primeira, designada, Slingshot (“Catapulta”, em português), é uma pequena unidade que utiliza a destilação de compressão a vapor para transformar água suja em qualquer tipo de fonte de água potável.

A segunda unidade, ainda mais ambiciosa, é o chamado Ekocenter, um quiosque modular feito a partir de um contentor de seis metros e que fornece água potável, com a tecnologia catapulta, e outros serviços: desde comunicações sem rede até electricidade limpa.

Uma unidade destes pode purificar 300 mil litros de água por ano, o suficiente para dar de beber a 300 pessoas por dia. Pode ser electrificado com qualquer tipo de energia até 1 kilowatt.

Segundo o Business Green, um protótipo do Ekocenter está já em funcionamento em Heidelberg, na África do Sul, estando outro previsto para o final do ano, num local a designar.

“Através do Ekocenter temos a capacidade de mudar a vida das pessoas, oferencendo o acesso a água boa para beber e outros recursos. Paralelamente, damos poder aos empreendedores locais”, explica Muhtar Ken, CEO e chairman da Coca-Cola.

Para além da Coca-Cola e DEKA, estão a trabalhar neste projecto empresas como IBM, Inter-American Development Bank, McHann Health, NRG Energy, Qualcomm Technologies, UPS e TechnoServe.

Os Ekocenters serão colocados em África, Ásia, América Latina e América do Norte, mas ainda não foram revelados os locais exactos.

 

in: Green Savers